ACESSE : CAMARIMESCOLADEDANÇA.COM.BR

quarta-feira, 27 de julho de 2011

500 acessos!!!

Que máximo!!!!!!

500 acessos!

parabéns a toda a equipe do ORFEU,
E MUITO OBRIGADO à todos que acessam o BLOG!

Caminhando para os 1000 acessos!!!!

VALEU.
CONTINUEM ACESSANDO, DIVULGANDO E PARTILHANDO.


RODRIGOGONDIM.

terça-feira, 26 de julho de 2011

MAKING OF - PREPARAÇÃO TEATRAL 23/07

Olá pessoal,

muitas experiências estão rolando...
Eis mais um de nossos processos.
Vivendo o prazer de sermos aprendizes.
Montando uma obra de arte... feliz.

ACESSEM! COMENTEM! PARTILHEM! DIVULGUEM!

EM BREVE O VIDEO DA PREPARAÇÃO CORPORAL.

RODRIGOGONDIM.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

PESQUISA - QUEM ERA PERSÉFONE?

Olá pessoal do espetáculo ORFEU!

Estamos caminhado na montagem do espetáculo.
Os solista já começaram a entrar em contato com o personagem.
É verdade: os solistas não tiveram férias!
Estamos aqui trabalhando para que quando voltarem as turmas cada um de nós possa apoiar os alunos iniciantes em sua jornada na história de Orfeu.

Hoje, venho trazer uma pesquisa que encontrei na internet: (http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/MGPersef.html)

"Na mitologia grega, foi a rainha do distante Mundo Infernal, que vigiava as almas dos falecidos. Era filha de Zeus e de Deméter, deusa da agricultura e irmã de Pluto, um deus secundário que presidia às riquezas, tendo nascido antes do casamento de seu pai com Hera. No início do mito, era uma garota despreocupada que colhia flores e brincava com suas amigas, mas quando os sinais de sua grande beleza e feminilidade começaram a chamar a atenção, em sua adolescência, encantaram o deus Hades, o Plutão dos romanos e senhor dos mortos, que pediu-a em casamento. O pedido foi negado por Zeus, pai da jovem, por interferência de sua mãe, Deméter. Hades não desistiu da jovem e donzela, daí também ser chamada dekoré, e um dia quando ela colhia narcisos apareceu repentinamente em sua carruagem por uma abertura da terra, raptou-a e levou-a para seu reino subterrâneo para torná-la rainha Proserpina do distante Mundo Avernal, o Erebo, a vigilante das almas dos falecidos. Seu seqüestro realizado e sua descida ao Erebo, é a história mais conhecida de toda a mitologia grega. Embora ela não fosse um dos doze deuses olímpicos, foi a figura central nos Mistérios de Elêusis, que por dois mil antes do cristianismo foi a principal religião dos gregos. Sua mãe, Deméter, ficou inconsolável e não aceitou a situação, deixou o monte Olimpo, persistiu em conseguir o seu retorno. Finalmente forçou Zeus a considerar seus desejos e este ordenou que Hades devolvesse sua neta. Mas Hades foi astuto e planejou uma maneira de a prender para sempre aos infernos. Como quem comesse qualquer alimento no reino de Hades, ficava obrigado a retornar, ofereceu a sua amada uma romã, o símbolo do casamento, e ela inocentemente comeu alguns grãos. No momento em que estava partindo na carruagem de Hermes, que Zeus havia enviado para apanhá-la, Hades exigiu que ela deveria passar uma parte do ano no mundo dele. Com isso, ficou estabelecido que ela passaria um período do ano com a mãe, e outro com Hades, quando se torna a sombria Proserpina. Desde então, cada vez que a rainha desce ao mundo dos mortos para encontrar o seu marido, o inverno chega na terra. Quando ela volta para a sua mãe é chamada Core, a eterna adolescente. Aí a primavera faz o inverno desaparecer e traz as flores e o verde da natureza e os grãos brotam, saindo da terra. Dessa maneira surgiu o mito do ciclo anual da colheita nos campos gregos. Na mitologia romana, a deusa foi identificada comodonzela, Cora, associada com os símbolos de fertilidade: romã, o grão, o milho, e ainda, com o narciso, a flor que a atraiu. O seu rapto foi celebrado por poetas como Ovídio e também serviu de tema para diversos pintores do Renascimento. Nos Mistérios de Elêusis os gregos festejavam a renovação da vida depois da morte através da volta anual da deusa do Inferno. Embora tumultuado no início, desenvolveu amor por Hades e ambos tinham uma relação calma e amorosa. É normalmente descrita como uma mulher de cabelos claros, possuidora de uma beleza estonteante, pela qual muitos homens se apaixonaram, entre eles, Pírito e Adônis, e por causa deusa beleza se tornou rival de Afrodite. Conta-se, ainda, que Zeus, seu pai não resistiu a sua beleza e teve amor com a própria filha, sob a forma de uma serpente e dessa relação teria nascido Sabásio, que com sua habilidade notável, coseu Bacona coxa de seu pai."


Muito interessante a história de PERSÉFONE.

Uma história tão cheia de detalhes que sozinha dava um roteiro de espetáculo!
(Fica ai uma ideia!)

Comentem! Participem!
valeu.


continuem acessando o blog e, por favor, divulguem!
rodrigogondim.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

PESQUISA - QUEM ERA ORFEU?

A montagem da obra ORFEU começou.
Os solistas do ballet começaram seus ensaios, preparações e orientações teatrais.
Os objetos de cena começaram a chegar.
O figurinos começaram a ser feitos.

Por isso, é importante conhecermos mais afundo a história mitológica de Orfeu.
A fonte dessa pesquisa é: http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0191
Muito interessante!
Apreciem! Comente!


Orfeu

"Orfeu, o mais conhecido dos músicos lendários da Grécia Antiga, é objeto de grande número de mitos um tanto divergentes. Filho da musa Calíope e de Eagros, rei da Trácia, vivia perto do Monte Olimpo, na Tessália, e aprendeu a arte com o próprio Apolo.

Tornou-se um cantor maravilhoso e tocava divinamente a lira e a cítara, instrumento este cuja invenção lhe é atribuída. Ao ouví-lo cantar as feras o seguiam, as árvores se inclinavam em sua direção e até os homens mais irascíveis se acalmavam.

Orfeu participou da famosa expedição dos Argonautas. Durante a viagem, apaziguava as ondas com sua música e, com ela, conseguiu até anular o efeito do hipnótico canto das sereias e salvar o navio.

A mais famosa lenda de que participa é a da descida ao Hades à procura de sua esposa Eurídice, que havia morrido acidentalmente, picada por uma serpente. Com sua arte, Orfeu encantou monstros, as sombras dos mortos, o barqueiro Caronte e até os deuses infernais, Hades e Perséfone. Eles aceitaram devolver Eurídice aos vivos desde que o poeta deixasse o Hades, seguido por ela, sem olhar para trás uma única vez. Atormentado pela dúvida, porém, Orfeu não resistiu e pouco antes de sair olhou para trás. Eurídice teve que retornar e o desolado músico, por sua vez, voltou ao mundo dos vivos.

Algum tempo depois, por razões mal esclarecidas pelas diversas lendas, morreu esquartejado por um grupo de mulheres enfurecidas, as mênades. A cabeça de Orfeu caiu no mar e chegou até a ilha de Lesbos, onde os habitantes ergueram-lhe um túmulo de onde, dizia-se, era possível ouvir com frequência o som de uma lira...

Orfeu foi levado aos Campos Elísios[1] e lá entretinha os bem-aventurados com sua música. Sua lira foi transformada pelos deuses em constelação.

Iconografia e culto de Orfeu

Durante o século -VI, Orfeu foi associado a um culto de mistérios muito popular que preconizava a origem divina da alma e a reincarnação, conceito mencionado igualmente pelos pitagóricos e, mais tarde, por Platão. Segundo a tradição, foi ele quem fez as revelações místicas fundamentais aos iniciados, que aprendera durante sua descida ao Hades.

Uma literatura esotérica, baseada nos preceitos órficos, floresceu durante o Período Helenístico. O mito de Orfeu influenciou também o cristianismo primitivo e está atestado, inclusive, na iconografia cristã (v. Fig. 0132, por exemplo).

Na iconografia grega antiga, Orfeu era mostrado cantando com uma lira ou uma cítara, em geral no momento de sua morte às mãos das bacantes (vasos de figuras vermelhas posteriores a -500). Os mosaicos romanos mostravam-no com frequência ao lado de animais selvagens, embevecidos com sua música.

Notas


[1] . Na Mitologia Grega mais antiga, as "ilhas dos bem-aventurados" (gr. Μακάρων νῆσοι, Od. 4.561) eram o local para onde os deuses enviavam seus escolhidos, após a morte terrena, para uma nova vida, perfeita e agradável. A ilha era vagamente situada no extremo oeste do rio Oceano. Na época clássica falava-se dos "Campos Elíseos" (gr. Ἠλύσιον πέδιον), um prado aprazível e de grande beleza situado igualmente na margem ocidental do Rio Oceano; em versões tardias das lendas, situava-se o Ἡλύσιον em algum lugar do hades, o mundo subterrâneo dos mortos. Aparentemente, é essa a origem do conceito de "Céu" dos cristãos e muçulmanos."


rodrigogondim@hotmail.com

terça-feira, 19 de julho de 2011

RESULTADO ENQUETE - QUAL A SUA NOTA PARA O LANÇAMENTO DO ESPETÁCULO?

Eis a opinião de 11 votantes:

81% - nota 10

19% - nota 8

Isso demonstra o quanto a Camarim Escola de Dança está empenhada em oferecer um melhor serviço para seus clientes! Atitude essa que afirma a importância da valorização do ofício da arte.

Um ofício que integra técnicos, artistas, administradores e patrocinadores.

ARTE é trans.bordamento!
Por isso, precisamos, antes, saber bordar!
Para então trans.bordar!

E bordar é tarefa árdua!

E, é com respeito aos limites, com clareza do desejo e com asas para voar que cuidamos desse projeto!

obrigado pelos votos!
parabéns a todos que se empenharam para fazer desse lançamento um GRANDE 1º MOMENTO!

rodrigogondim.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

PESQUISA - O QUE É O MUNDO DOS MORTOS NA MITOLOGIA GREGA?

HADES é dos dos personagem especiais na trama de Orfeu e Eurídice.
Vale conhecer melhor o que significa esse Deus para a mitologia grega.

Esse é um texto extraído da revista MUNDO ESTRANDO da editora ABRIL.
Eis o link: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-os-principais-deuses-gregos
Quais são os principais deuses gregos? por DANILO CEZAR CABRAL


"HADES
Mesmo sendo irmão de Zeus e Posêidon, não vive no monte Olimpo. Hades, como deus dos mortos, domina seu próprio território (ver O mundo dos mortos). Apesar de passar uma imagem ruim por sua "função", não é um deus associado ao mal.


O MUNDO DOS MORTOS
Território de Hades tem regiões celestiais e infernais
Na mitologia, a alma dos mortos vai para o mundo subterrâneo, governado por Hades. Para entrar, é preciso pagar o barqueiro Caronte, que faz a travessia do rio Estige. Por isso os gregos enterravam os mortos com uma moeda. No submundo de Hades, o morto é julgado por três juízes. Os que viveram uma vida correta são premiados e seguem para uma região chamada Campos Elíseos, uma espécie de paraíso, cheio de paisagens verdes e floridas.
Mas o mundo subterrâneo também tem regiões sombrias... Os gregos que "aprontaram" na vida como mortal têm como destino o Tártaro. Equivalente ao inferno cristão, ele é um poço profundo, quase sem fim, escuro, úmido e frio."


Um pouquinho de mitologia grega não faz mau a ninguém, né!
Aproveitem as informações!
Acessem! Compartilhem!

rodrigogondim.

domingo, 17 de julho de 2011

NOVIDADES 2011 - PREPARAÇÃO CORPORAL

MOEMA AMEOM


A Preparação Corporal é a parte da equipe que cuida da realização material da obra artística, criando métodos para desenvolver as capacidades corporais de cada membro da equipe. A preparadora deve observar, aceitar, compreender e analizar cada membro da equipe a fim de auxiliar o processo de criação/montagem com propostas corporais objetivas. Ainda é responsável pela 'orientação de prevenção de lesões', preservando a saúde da equipe com dinâmicas de consciência corporal.

Na Camarim, Moema Ameom trabalhará com a equipe técnica, na intenção de orientar as formas coerentes de 'gerenciamento saudável' e preparará a equipe de alunos solistas para vivenciar a experiência de dançar com responsabilidade e prazer.

Boa Sorte!
Clareza para nós!

rodrigogondim.


Currículo de Moema Ameom

Experiência como bailarina

Formada pela Escola de Danças Maria Olenewa
Participação em eventos no Teatro Municipal do Rio de Janeiro sob contratos por temporadas.
Solista o Rio Ballet sob direção de Johnny Franklyn (ainda como aluna da Escola de Danças Maria Olenewa)
Integrante da Companhia Brasileira de Ballet - Direção Artística e Maître: Arthur Mitchell - Teatro Nôvo (hoje TV Educativa)
Apresentação em clipes para televisão (TV Globo)
Participação no Show "Viva Brasil" - Direção Haroldo Costa Max Gold - Teatro Ferrocarrillero-Cidade do México e em excursão por outras cidades do país.
Integrante da Compañia Nacional del México (com atuações como corpo de baile e solista) - Direção Artística e Maître: Job Sanders - Cidade do México
Primeira bailarina convidada na montagem XPTO de Angel Vianna apresentada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro quando do encerramento do ano da Academia Tatiana Leskowa - nesta montagem também trabalhou como assistente de coreografia
Integrante do grupo Teatro do Movimento sob direção de Angel Vianna onde trabalhou como solista e assistente de coreografia no ballet Domínio Público de Oscar Arraiz. Com este trabalho encerrou sua carreira de bailarina por motivos de saúde, passando a se dedicar exclusivamente ao ensino da dança como professora e coreógrafa.

Com formação desenvolvida no Brasil, México, Argentina, EUA, Alemanha e Itália, autodidata convicta, faz dos estudos desenvolvidos nas áreas de: conscientização do movimento através da dança, expressão corporal (estudada e aplicada com Klauss, Angel e Rainer Vianna), fisiatria aplicada à dança, Técnicas de Feldenkrais e Alexander para dança e teatro, Osho crânio-sacro, musicoterapia, cromoterapia, medicina chinesa e seus derivativos, massagem espiritual, Life Energy Therapy ® Spiritual Inquiry®, Process inquiry®, Basic and Adjunct Training ® (desenvolvidos com Dr. Stèphano Sabetti e equipe), a base estrutural do método do qual é mentora e criadora: MOITAKUÁ.

Moitakuá:
Metodologia que engloba conhecimentos diversos, tendo como objetivo central a re.União do Homem a sua potência energética e à totalidade planetária.
Seu principal fundamento é o estudo dos Sistemas Nervosos (Central e Periférico) através da leitura do esqueleto ósseo e suas relações com as ondas emocionais geradoras das ações e reações motivadoras do funcionamento orgânico.
Tem a arte como indicadora de uma forma simples e lúdica de aprendizado.
Foca a ampliação da consciência interna com objetivo de reestruturar a conscientização planetária.

para mais veja: moitakuameom.blogspot.com

quinta-feira, 14 de julho de 2011

MAKING OF - VIDEO DO ENSAIO DA COREOGRAFIA CRAVOS

Esta é uma edição em video da preparação e da apresentação de abertura do 'lançamento ORFEU'
As alunas Isabele, Gabriela, Noemi e Marcela fazem aulas de Ballet e Jazz na Camarim Escola de Dança.

O clima da aula de preparação estava leve, cheio de alegria e empolgação.
O objetivo era descontrair para poder obter o máximo da concentração na hora do ensaio.
O professor e coreógrafo era Rodrigo Gondim.

No espetáculo Orfeu, elas dançarão essa coreografia sobre sapatilhas de ponta e com figurino preparado especialmente! (Veja o conceito do figurino aqui no BLOG!)



até.
aproveitem o BLOG.
Divulguem, comentem.

rodrigogondim.

terça-feira, 12 de julho de 2011

INFORMAÇÃO - VOCÊ JÁ SABE QUAL É O PERSONAGEM DA SUA TURMA?

VEJA AGORA:

DANÇA INFANTIL (Prof.ª DENISE) - JOANINHAS*
RÉ PRELIMINAR (Prof.ª TATIANA) - JOANINHAS*
PRÉ PRELIMINAR (Prof.ª DENISE) - BORBOLETAS*
PRELIMINAR II (Prof.ª DENISE) - BORBOLETAS*
PRELIMINAR I (Prof.º RODRIGO) - ABELHAS*
PRELIMINAR I (Prof.ª TATIANA) - ABELHAS*
1º GRAU TARDE (Prof.ª CAROLINA) - VIOLETAS
1º GRAU NOITE (Prof.ª CAROLINA) - MARGARIDAS
4º GRAU (Prof.ª CAROLINA ) - ROSAS
INTERMEDIÁRIO (Prof.º RODRIGO) + CONVIDADOS - CRAVO
ADULTO (Prof.ª CAROLINA) - ALMAS PERDIDAS*
ADULTO (Prof.º RODRIGO) - ALMAS PERDIDAS*
ADIANTADO (Prof.ª ROSÂNGELA SOUZA - NEGA) - CÔRTE DE HADES

* TURMAS QUE FAZEM REVEZAMENTO DE ESPETÁCULOS.


Lembrando que o Diretor Rodrigo Gondim, em agosto, irá até as turmas conversar com todos os alunos. Ele mostrará a música e o desenho do cenário, e ainda ouvirá todas as opiniões e sugestões.

POR ENQUANTO, APROVEITEM PARA VER OS CONCEITOS DE FIGURINO AQUI NO BLOG!

Nesta semana teremos novos videos, fotos e informações.
DEIXEM SEUS COMENTÁRIOS!
Até breve!

domingo, 10 de julho de 2011

NOVIDADE 2011 - SOLISTAS


Carla Giglio (Eurídice):
Cursa Bacharelado em Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro, é pesquisadora de danças populares brasileiras e integrante daCia. Folclórica do Rio-UFRJ.

Praticante de balé clássico e outras modalidades há 10 anos tendo freqüentado renomados centros de dança de Nova York como Alvin Ailey American Dance Theater e Broadway Dance Center, atualmente estuda ballet clássico com Rosangela Souza "Nega". Estudou também com Nora Esteves, Regina Sauer, Caio Nunes dentre outros; além de participar de diversos festivais e mostras de dança como o CBDD (Conselho Brasileiro de Dança) em 2005.



Isabele Nunes (Eurídice):
Ginástica Ritmica: 1998-2008.

Academia Rose Mansur: 2006-2007.
Ballet iniciante:
O Ganso de Ouro – 2006 (Fadas) e Ecologicando-2007 (Água)

Dança de Rua iniciante:
O Ganso de Ouro – 2006 (Catadores de Lixo) e Ecologicando-2007 (Reciclagem)

Jazz intermediário:
Ecologicando-2007 (Fogo)

Contemporâneo:
Ecologicando-2007 (Lixo)

Camarim Escola de Dança: 2008-2010
Ballet intermediário:
Dicionário da Dança- 2008 (Ensaio)

Jazz intermediário:
Dicionário da Dança- 2008 (Chicago e Grease)

Ballet intermediário:
As Doze Princesas Bailarinas- 2009 (Princesas)

Jazz intermediário:
Beatles, Madonna- 2009

Sapateado:
Amy Winehouse-2009

Ballet adiantado:
Um Sonho de Emília-2010 (Jasmin e Aladin)

Jazz adiantado:
Cada um com seu Cinema (Nine e A Última Tentação de Cristo)



Thiago Caetano (Orfeu):
Iniciou seus estudos de Ballet Clássico, Na Camarim escola de dancas.

Foi aluno da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, bailarino da SpoudaioS Cia. de Dança, com direção de Fernando Azevedo, da Cenarium Cia. de Dança, com direção de Washington Cardoso e da DeAnima Ballet Contemporâneo, com direção de Roberto de Oliveira e Richard Cragun.

Bailarino e coreógrafo premiado em vários festivais de dança

Foi do Corpo de baile juvenil da rede globo, participou de diversos musicais pelo estado do Rio de Janeiro.

Atualmente e diretor da Caetano Cia. de Dança.



Thiago Piquet (Aristeu):
Começou a carreira artística em apresentações como ator e circense pela Cia de Teatro Máscaras em 2007, onde atua até o presente momento;
Em 2008 entrou para o mundo da dança onde teve mestres como: Heloísa Almeida, Carolina Nideck, Roberto de Oliveira, Rosália Verlangieri, Nêga, Natalia Valdanini e Thiago Caetano;
A partir de então participou de diversas apresentações de fim de ano como bailarino convidado das escolas de dança de Niterói, Rio de Janeiro, São Gonsalo, Maricá e Petrópolis;
Atualmente é bailarino e produtor da Caetano Cia de Dança – CCDD e graduando no curso de Produção Cultural na Universidade Federal Fluminense - UFF.

ACONTECEU - LANÇAMENTO DO ORFEU

Ontem de manhã, no colégio La Salle, foi o lançamento do espetáculo Orfeu.
O Diretor Rodrigo Gondim fez uma breve apresentação sobre o espetáculo, sua equipe técnica e sobre o blog, que já está aberto para a visualização e comentários de todos.
Um trecho do ballet também foi apresentado pelas alunas da Escola da Dança Camarim. Na ocasião as bailarinas dançaram uma parte da coreografia dos Cravos.